top of page

CURSO DE EXTENSÃO “EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA DE GÊNERO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES”.

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Mary Ferreira

Inscrições Encerradas! ​ ​ ​ ​

Taxa de inscrição: 30,00 reais         

             
O Pagamento será efetuado no dia da aula inaugural.

 

Aviso: Todas as pessoas inscritas serão comunicadas por e-mail sobre abertura do curso.

APRESENTAÇÃO

A responsabilidade da Universidade Federal do Maranhão na construção de uma sociedade ética e cidadã está transcrita em sua missão pautada no desenvolvimento intelectual, humano e sociocultural, bem como na melhoria de qualidade de vida do ser humano, em especial dos maranhenses. Desse modo, realizar ensino, pesquisa e extensão voltados para interferir nos indicadores sociais que desafiam o Estado e a sociedade, tem sido um dos objetivos primordiais desta Instituição. Dentre os indicadores destacamos os relacionados à violência de gênero, a educação diferenciada a aos relacionados à sub-representação das mulheres na política. Esses indicadores apontam elevado índice de violência acometido contra as mulheres e o mais grave, esta violência vem se insurgindo na universidade. Por outro lado as recentes mudanças implantadas no Brasil pelo Ministério da Educação tem comprometido a inclusão de disciplinas como gênero, no contexto dos cursos de graduação e pós-graduação. Ao lado destes dois problemas observa-se a falta de reconhecimento dos protagonismos feminino e sua pouca inserção em cargos de decisão, fato que exige a construção de debates sobre o empoderamento das mulheres. A partir deste contexto o Departamento de Biblioteconomia em parceria com o GERAMUS e o Núcleo de Estudos Mulher, Cidadania e Relações de Gênero – NIEPEM, estão promovendo o CURSO “EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA DE GÊNERO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES”, com o objetivo de refletir sobre problemáticas que envolvem as mulheres e as relações de gênero, notadamente no que se refere à educação, violência de gênero e empoderadmento das mulheres no intuito de suscitar reflexões nos cursos desta universidade bem como na comunidade maranhense. O curso será  aberto aos diversos públicos, podendo se inscrever mulheres e homens interessados em desenvolver estudos e pesquisas; promover ações políticas de igualdade de gênero e qualificar a militância política em comunidades, instituições públicas e privadas.

 

 

OBJETIVOS

 

Geral

 Problematizar sobre educação de gênero, violência e empoderamento das mulheres, visando construir um debate permanente na sociedade e na universidade a fim de fortalecer a identidade das mulheres e contribuir com a formação de um novo pensar para desconstruir as relações de gênero e poder.

 

Específicos:

   Discutir sobre o sentido da educação de gênero e identidade feminina como parte da formação acadêmica

   Apresentar dados que reflitam a gravidade da violência de gênero em suas diferentes manifestações, enfatizando as políticas públicas implementadas, e apontando caminhos para interferir na realidade da cultura da violência.

    Analisar através de indicadores sociais a participação política das mulheres em diferentes instâncias de representação visando estimular o debate sobre as mulheres em espaços de poder e decisão

    Realizar exercícios teatrais e performances que evidenciem formas de empoderar as mulheres com uso do corpo, voz e gestos.

      Produzir materiais educativos para subsidiar os conteúdos e possibilitar melhor aproveitamento e socialização entre os alunos e interessadas/os.

CARGA HORÁRIA, TURMAS e TURNOS QUE SERÃO MINISTRADOS.

O Curso terá carga horária de 100 horas, incluindo aulas teóricas e leitura dirigidas. Será ministrada inicialmente uma turma de 60 alunos no turno matutino.

 

LOCAL

 

A turma funcionará no Centro de Ciências Sociais, na sala  F 103.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1: História das Mulheres e do Movimento Feminista

Módulo 2:  Educação de Gênero

Módulo 3 Violência de Gênero

Módulo 4:  Poder e Empoderamento

Seminários Temáticos

Professoras Envolvidas:

Drª. Maria Mary Ferreira (Coordenadora)

Drª. Marly de Jesus Sá Dias

Drª Silvane Magali Vale Nascimento

Drª Lourdes Maria Leitão Nunes Rocha

Drª. Sirlene Pinheiro da Silva

Drª. Neuzely de Maria Almeida Pinto

Drª Silse Teixeira de Freitas Lemos

Atriz Dayana Roberta Silva Gomes

 

Palestrantes convidadas:

                        Assistente Social Silvia Cristina Costa Leite

Defensora Pública Lindesvania

Assistente Social Silvia Cristina Leite

Deputada Valeria Macedo

Jornalista Ivana Braga

ALUNAS MONITORAS:

Dayana Roberta  Gomes dos Santos – Curso de Biblioteconomia

Yasnaia Emilie Oliveira Azevedo – Curso de Serviço Social

NUMERO DE TURMAS: 2

TOTAL DE ALUNOS: 100

TURNOS: MATUTINO OU VESPERTINO E NOTURNO

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação de cada módulo ficará a cargo de cada professor ministrante. Como atividade final cada aluno deverá apresentar uma proposta escrita de como irá multiplicar o conteúdo em sua comunidade, sala de aula, grupo de pesquisa, etc.

REFERÊNCIAS:

 

BEAUVOIR. Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. 3.ed.São Paulo: Difel, 1975. v.2.

 

BARSTED, Leila Linhares. Lei Maria da Penha: uma experiência bem-sucedida de advocacy feminista. 2014. Disponível em: <http://homolog.compromissoeatitude.org.br/wp-content/uploads/2014/02/1_2_advocacy-feminista.pdf>. Acesso em: 5 de jul.2015.

 

FERREIRA, Maria Mary. Os bastidores da tribuna: mulher, política e poder no Maranhão. São Luís: EDUFMA, 2010. 230p.

 

_______.Mulher e políticas públicas: reflexões sobre como pensar políticas públicas de igualdade de gênero. In: FERREIRA, Maria Mary. (Org.). Políticas públicas de gênero: o pensar e o fazer em Imperatriz. Imperatriz:Ética, 2014.p.15-30.

 

FERREIRA, Maria Mary; DIAS, Marly de Jesus Sá; PINTO, Neuzely Almeida, et. al. Direitos iguais para sujeitos de direito: empoderamento de mulheres e combate a violência doméstica. São Luís: EDUFMA, 2016.

 

SAFFIOTI, Heleieth I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987. 134 p.

 

_______. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Perseu Abramo, 2004.151 p.

INSTITUTO AVON. Violência contra a mulher: o jovem está ligado? Pesquisa Instituto Avon /Data Popular. Disponível em: <http://agenciapatriciagalvao.org.br/wp-content/uploads/2014/12/pesquisaAVON-violencia-jovens_versao02-12-2014.pdf>. Acesso em 7 de jul. 2015.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Recife: SOS corpo, 1996.   

                                                                       

ROCHA, Lourdes de Maria Leitão Nunes. Casas abrigo: no enfrentamento da violência de gênero. São Paulo: Veras, 2007. 254p.

bottom of page